9 novembro, 2020

Você sabe mesmo o que é sustentabilidade?

Explicar o conceito de sustentabilidade numa época em que esse termo está tão comentado chega a ser complexo. Mas, podemos começar pelo fato que a sustentabilidade tem várias faces e, por isso, tem muitas abordagens diferentes.

Nesse artigo, temos a missão de explicar e desmistificar muitos conceitos de que sustentabilidade é uma coisa só. Ela é, na verdade, é multifacetada e você vai descobrir isso no decorrer deste post.

Qual o conceito de sustentabilidade, afinal?

O significado que mais encontramos quando se quer saber o que é sustentabilidade é que o termo consiste na capacidade de sustentação de um sistema, e essa palavra, portanto, deriva do significado de suster, suportar, conservar em bom estado, manter e resistir. Agora, para começar a desconstruir esse contexto em relação ao seu pensamento sobre o que é sustentabilidade, foque nessas derivações, abra sua mente e permita-se acessar todas as possibilidades.

Quais são essas possibilidades?

Aqui no Instituto Credicitrus temos a alma do que é cooperar e pensar no benefício de todos. Trabalhamos com quatro bases que sustentam nossas ações: social, educacional, cultural e ambiental.

Cada uma dessas bases possui significados importantes para nós e, com isso, conseguimos trabalhar e planejar ações e projetos em prol de toda a sociedade, cumprindo assim, a ideia de sustentar o coletivo para que isso se torne um ciclo.

Além do mais, as cooperativas são agentes de desenvolvimento por natureza. Se você é um cooperado, com certeza está dentro deste ciclo de sustentabilidade, pois o dinheiro investido, além de promover o crescimento da cooperativa e de sustentar suas finanças pessoais, esse valor também é aproveitado para apoiar as realizações de ações sustentáveis na comunidade, ou seja, todo mundo é beneficiado.

Conscientes de que um empreendimento, para ser considerado sustentável, é preciso ser ecologicamente correto ou ambientalmente adequado, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso ou culturalmente aceitável.

A seguir, mostramos como cada um dos pilares citados acima se inserem no conceito sustentável e prova que a sustentabilidade vai muito além do que você está acostumado a ouvir e pensar.

Sustentabilidade Social

Pensar no social é cooperar, portanto, também é sustentar. A sustentabilidade social está sempre sugerindo a igualdade de todos. Aderir a uma campanha que salva vidas, por exemplo, é um ato de sustentabilidade gigante.

Ajudar o próximo a manter-se de pé, se sustentando de acordo com suas limitações é estar em plena consciência da generosidade.

É importante pensar no conceito de sustentabilidade como um ciclo sem fim, onde uma ajuda para com o próximo vai beneficiar não apenas ele, mas todos à sua volta e, consequentemente outras cooperações vão acontecer a partir de então.

Pensar no social é poder investir em ideias inovadoras e capazes de fomentar o cooperativismo sustentável nas pessoas para que cada vez mais, novas ações sejam idealizadas e muito mais pessoas sejam beneficiadas e possam, então, serem capazes de ajudar e seguir em frente.

Sustentabilidade Educacional

Na educação esse conceito sempre está presente, principalmente quando se trata de projetos pensados para o bem coletivo.

Nós, do Instituto Credicitrus, também nos preocupamos com a educação e, por isso, sempre temos projetos que visam preparar e informar o cooperado ou colaborador para o espírito cooperativista, para que a partir de então, enxerguem o mundo com mais vontade de serem sustentáveis, com mais informações e empenho para realizarem campanhas e projetos em prol da comunidade e sempre com o viés cooperativista, para que assim esse espírito se propague e não deixe de existir.

Sustentabilidade Cultural

Apoiar a cultura e mantê-la sempre em alta, também é ser sustentável. Quando idealizamos projetos com temáticas sociais, educacionais e ambientais estamos propagando a cultura.

Fomentar o cooperativismo é exercer, no dia a dia, a cultura, com o objetivo de fortalecer esse espírito que precisa se tornar parte da vida das pessoas.

Quando há o questionamento se você realmente sabe o que é sustentabilidade, a resposta está em entender a importância de cada cultura, compreender os costumes de cada um e fazer com que a cultura de todos permaneça viva; objetivar projetos que a renove para promover sua preservação como um todo. Isso também é ser sustentável.

Sustentabilidade Ambiental

Com tudo que já apontamos até aqui, você acha que pensar no futuro é ser sustentável? Com certeza a resposta deve ser sim. Neste tópico, talvez, o conceito de sustentabilidade seja o mais próximo que você já ouviu falar até hoje, pois quando se fala em ambiental, logo vem à mente questões relacionadas à natureza e ao meio ambiente, com base na constatação de que o ser humano vem provocando impactos negativos sobre os recursos naturais.

Olha esse exemplo aqui em que o Instituto Credicitrus apoiou: a implantação da segunda fase de uma usina fotovoltaica para a ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente), na cidade de Mogi Mirim.

Uma usina fotovoltaica é uma fonte de energia alternativa, renovável, gratuita e ainda de grande durabilidade, cerca de 25 anos. O apoio e incentivo implantação de usinas fotovoltaicas é um projeto do Instituto Credicitrus, pois além do impacto ambiental, essa prática ainda está relacionada com a sustentabilidade econômica!

Você já praticou algum ato sustentável hoje?

Após entender como nossos pilares são fundamentados na sustentabilidade e ainda ligados ao cooperativismo, a ideia é que você tenha se desconstruído e que sua pergunta sobre o que é sustentabilidade tenha sido respondida.

Agora, quem lança uma questão somos nós, você já praticou algum ato sustentável hoje? Está ajudando alguém ou algo a resistir e se renovar?

Aqui no Instituto Credicitrus a crença nos pilares de sustentabilidade é grande e isso nos fortalece sempre. Esperamos que você comece a praticar mais atitudes sustentáveis. Clique aqui para conhecer mais sobre nossos projetos.

%d blogueiros gostam disto: