Voluntariado Einstein – Um pouco da história
Em 1955, um grupo de médicos e empresários se reuniu, tendo como líder o professor Dr. Manoel Tabacow Hidal, que propôs que a comunidade judaica de São Paulo construísse um hospital de alto padrão que atenderia a todos sem distinção de raça, cor, credo ou religião: o Hospital Israelita Albert Einstein.
A construção foi iniciada em 1959, e, com o objetivo de captar recursos para a obra, por meio de ações beneficentes, como bazares, shows e bingos, formou-se o Departamento Feminino da Sociedade.
Aos poucos, o grupo cresceu e enxergou novas oportunidades, tornando-se, em 1967, o Corpo de Voluntárias Einstein – o que deu início ao que hoje é o Voluntariado Einstein.
Hoje, o Voluntariado Einstein conta com mais de 600 voluntários, sendo referência em cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo.
Voluntariado é coisa séria
Não é um hobby, passatempo ou uma atividade feita ‘quando possível’: é uma responsabilidade! Os integrantes do Voluntariado Einstein referem-se à sua contribuição prestada para a sociedade como um Voluntariado Profissional.
Isso quer dizer que, para garantir a qualidade dos serviços oferecidos, o Voluntariado possui regras e métodos de trabalho que devem ser respeitados, tais como assiduidade, compromisso com a causa, interesse genuíno pela transformação de vidas e amor pelo que se faz.
Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis e a parceria com o Instituto Credicitrus
Uma das frentes de atuação do Voluntariado Einstein é o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que completa neste ano 25 anos de história e mais de 6 milhões de atendimentos realizados até hoje.
Com a missão de trabalhar a saúde na perspectiva abrangente de bem-estar físico e social, o PECP é um programa filantrópico que oferece aos moradores da comunidade 114 opções de oficinas, somando 310 turmas, que incluem atividades relacionadas a saúde, artes, capacitação profissional, educação, esportes e serviço social. O Instituto Credicitrus é um dos apoiadores dessa iniciativa transformadora!
Segundo Telma Sobolh,presidente do Voluntariado Einstein, essas parcerias são fundamentais. Ela agradece o Instituto Credicitrus por compartilhar do propósito e comenta que os projetos, reformas e melhorias de estrutura não param, e que muita coisa ainda está por vir.


Atualmente, dentre os cursos disponíveis pelo programa, dois contam com o apoio do Instituto Credicitrus, ambos voltados a pessoas com mais de 18 anos e ensino médio completo.
O curso de informática aplicada ao mercado de trabalho prepara profissionais por meio de conhecimentos relacionados à informática aplicada ao mercado de trabalho e expande as experiências nos principais softwares utilizados atualmente.


O curso de técnicas administrativas capacita profissionais para atuar em diversos setores de uma organização com qualidade e excelência.
No dia 8 de fevereiro, a equipe do Instituto Credicitrus esteve em Paraisópolis para conhecer de perto o projeto. Na ocasião, pudemos ver o quanto ele impacta os moradores da comunidade. Foi emocionante ouvir os depoimentos dos participantes e sentir que fazemos a diferença em suas vidas!

Saiba mais sobre o Voluntariado Einstein: https://voluntarios.einstein.br/