Casa Santa Maria – Vestindo a camisa do empreendedorismo social
A Casa Santa Maria, de São Manuel – SP, é mais um exemplo de empreendedorismo social! Uma instituição que iniciou os trabalhos de acolhimento de crianças e adolescentes há mais de vinte anos, hoje atua na Proteção Social Especial de Alta Complexidade e na Proteção Social Básica, ou seja: SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes e SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes.
Localizada em um dos bairros de maior vulnerabilidade do município, a instituição demonstra um cuidado intrínseco ao seu contexto, também com trabalho socioassistencial direcionado às famílias do território e suas imediações, fomentando, por meio de ações diversificadas, a garantia de direitos, potencializando a educação, a igualdade, o trabalho digno e a segurança alimentar.
Além disso, os acolhidos contam com atividades variadas numa estrutura que envolve brinquedoteca, sala de informática, de dança e de TV, bem como apoio psicológico e refeições.
Confeccionando sonhos
A OSC (Organização da Sociedade Civil) busca sua autonomia e sustentabilidade econômica através da confecção de uniformes, uma atividade interligada com os objetivos de desenvolvimento sustentável, que tem por intuito oferecer bom atendimento às 130 crianças e jovens e impactar a comunidade como um todo!

Além das 17 famílias beneficiadas diretamente com a confecção de uniformes, outras 17 também são beneficiadas atuando de maneira indireta. A amplitude do atendimento alavancou consideravelmente, saindo da comercialização nos arredores do município de São Manuel para alcançar os estados de Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina.
O Instituto já é de Casa
A parceria com o Instituto é de longa data, tendo início em 2016, com a aquisição de equipamentos e materiais para o desenvolvimento do Projeto EstampAção – Corte e Costura para famílias da comunidade. Em 2022, contemplada no Programa de Investimento Social (PIS) do Instituto, a Casa Santa Maria materializou o projeto Ampliando Sonhos, que resultou na aquisição de uma nova impressora para sublimação térmica.

O equipamento tem a finalidade de estampar tecidos, dentre outros materiais e contribui significativamente com a produtividade da instituição. Até a data de nossa visita à Casa, em setembro, foi possível constatar um aumento de 11,16% no faturamento total em relação ao ano de 2021, possibilitando uma projeção de pelo menos 15% a mais no faturamento anual.
“Em poucas palavras, esse projeto significa o início do futuro da organização Casa Santa Maria, com o objetivo de impactar positivamente a comunidade do bairro do Jardim Santa Mônica e imediações, no município de São Manuel. A conquista dessa parceria me remete a sensação de dever cumprido, de trabalho em equipe, de transparência, seriedade e a perspectiva de novas parcerias”, comenta Leila Z. Sangalli, responsável pela Casa.
E é claro que esses números não significam apenas crescimento econômico. Esperamos que eles continuem crescendo, já que, na verdade, eles simbolizam oportunidades!
