Acapel: reciclando o lixo e transformando vidas
Em 2001, o município de São Manuel-SP, se deparava com uma situação triste: alguns de seus moradores, que buscavam renda por meio da coleta de lixo, começavam a se instalar no “lixão” da cidade.
Assim, pessoas da comunidade, com o apoio do Poder Público Municipal, se uniram para reverter essa situação, dando início à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de São Manuel (Acapel).
Formada por pessoas físicas com objetivos comuns de enfrentar as dificuldades e gerar benefícios para os seus associados, e, por meio da união, cumprir um dos princípios do associativismo: encontrar soluções para os conflitos que a vida em sociedade apresenta.
Reciclando existências: as vidas impactadas pelo projeto
Atualmente 25 pessoas vinculadas ao setor de coleta seletiva prestam serviços com o suporte da Associação, em condições dignas e humanizadas de trabalho e de vida.
As ações da Acapel, além do aspecto de responsabilidade social são focadas em amenizar os impactos ambientais, através de um atendimento voltado para captação, separação e comercialização dos resíduos gerados pelos munícipes, gerando sustentabilidade ambiental e econômica.
A parceria com o Instituto
Em 2022, através do PIS – Programa de Investimento Social, do Instituto Credicitrus, a associação foi contemplada com a doação de um automóvel para coleta e transporte de materiais recicláveis. A ação contribuiu aprimorando e aumentando as coletas menores, atendendo melhor a demanda dos solicitantes e elevando a distribuição de valores com a comercialização dos itens captados.
No primeiro quadrimestre de 2022, a Acapel, com a coleta dos recicláveis, contribuiu para que mais de 250 mil toneladas de resíduos não contaminassem o meio ambiente, o que resultou num retorno de mais de 200 mil reais para a organização. O atendimento, inclusive, vem sendo elogiado pela população, que reconhece a agilidade e prontidão nos serviços de coleta.
“O resultado foi extremamente positivo, trazendo um superávit econômico e coletivo. A sensação de ver esta conquista é extraordinariamente gratificante, pois só veio a somar com as necessidades de nossa Associação”, afirma Marli Almeida, gestora da Acapel.
A atuação da Acapel ultrapassa cuidar do lixo da forma correta: a associação cuida com dedicação e carinho das pessoas.