18 maio, 2020

Instituto Credicitrus doa à Unesp Extrator de DNA/RNA para detecção do Covid-19

O Instituto Credicitrus está atuando de maneira ativa para criar alternativas e desenvolver ações de combate ao COVID-19, promovendo a saúde da sociedade através da tecnologia. Com grande alegria, informa que doou à Unesp de Botucatu, SP, um Extrator de DNA/RNA automatizado que será uma importantíssima ferramenta de diagnósticos rápidos para o coronavírus.

A docente da Unesp, Rejane Grotto, afirma que o aparelho acelera em 2 vezes o teste, ampliando a capacidade e a quantidade de diagnósticos em 50%. O impacto estimado é de 10 mil pessoas em um ano.

“O Laboratório da Unesp é credenciado à rede de saúde pública do Estado de São Paulo na pesquisa e combate ao coronavírus. Com a doação do Instituto Credicitrus, ganharemos agilidade e mais capacidade de realizar exames, garantindo que um maior número de pessoas entre em tratamento imediatamente e proporcionando aos clínicos o acesso mais rápido aos resultados para a tomada de decisões. Este é um grande impacto para a saúde pública brasileira. Quem ganha é o país, a população e as pessoas atingidas pelo coronavírus. Com essa tecnologia de automação e em um curto período de tempo, podemos fazer muita diferença para conter a pandemia no país”, afirma a docente.

Diferente dos modelos convencionais, o Extrator Automatizado de Ácidos Nucleicos (DNA/RNA) Unixtractor Purification System, da Uniscience, consegue, em um curto espaço de tempo, realizar a análise de pequenas, médias e grandes quantidades de amostras, agilizando o processo de detecção. Além disso, o equipamento é versátil, aceitando os kits de insumos mais modernos do mercado.

Mais do que o suporte em meio à pandemia, o aparelho também será um grande aliado na universidade para o atendimento rápido de demandas emergenciais, triagem de doação de órgãos e diagnósticos de pacientes em estado grave.

“Essa doação reitera nosso compromisso de criar oportunidades. Reconhecendo a seriedade e a relevância das pesquisas da Unesp Botucatu, entendemos a importância de investirmos na ciência, tão importante para trazer melhorias na qualidade de vida da população, ainda mais nesse momento que enfrentamos uma pandemia que afeta diretamente toda nossa sociedade”, reitera a presidente do Instituto Credicitrus, Maria Tereza de Souza Lima Uchôa.

Fundado em 2019, o Instituto Credicitrus está iniciando suas atividades e já se faz presente nas principais demandas da sociedade, promovendo alternativas criativas, rápidas e tecnológicas junto a parceiros que, igualmente, estão comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.

%d blogueiros gostam disto: