31 agosto, 2021

Instituto Credicitrus comemora 2 anos de atividade construindo oportunidades e transformando vidas

O Instituto Credicitrus, fundado em 2019, representa a evolução das práticas de responsabilidade social da Cooperativa de Crédito Credicitrus, que trabalha para promover o desenvolvimento de seus cooperados e da sociedade. O marco inicial dessa política foi a criação do Fundo de Investimento Social (FIS), em 2005, com o objetivo de direcionar parte das sobras anuais da Credicitrus para projetos sociais.

Todas as atividades do Instituto Credicitrus são orientadas pelo propósito de “Construir oportunidades. Transformar vidas”. Nesse sentido, em seus dois anos de atuação, firmou 28 parcerias e investiu mais de R$ 2,5 milhões em 32 projetos e quase 400 ações, beneficiando diretamente cerca de 30 mil pessoas, em 100 municípios da área de atuação da Credicitrus. Entre suas principais realizações nesse período, destacam-se ações de incentivo à profissionalização e capacitação de micro e pequenos empresários, fomento ao empreendedorismo de impacto social, apoio às organizações do terceiro setor e projetos de geração de renda e energia limpa e renovável, além de iniciativas com foco na destinação correta de resíduos sólidos.

“Nestes últimos anos, estamos todos vivendo um contexto que, por um lado, nos tirou muito, mas também nos deu oportunidades de reinventarmos inúmeras coisas. Aliás, essa é uma das capacidades mais incríveis do ser humano: adaptar-se, encontrar novos caminhos e prosseguir em evolução. O Instituto Credicitrus é um símbolo dessa reinvenção e representa um passo à frente nas políticas e ações da Credicitrus nas áreas de responsabilidade social, educacional, ambiental e cultural”

comenta a presidente do Instituto Credicitrus, Maria Tereza de Souza Lima Uchôa.

Projetos que inovam, desenvolvem a comunidade e transformam pessoas

As iniciativas de maior impacto nesses dois anos são resumidas a seguir.

Programa “1.000 Cooperados Empreendedores”

A cultura empreendedora e o desenvolvimento local requerem investimentos em inovação e educação contínua. O programa, realizado em parceria com o Sebrae, buscou atender a essa exigência, capacitando cooperados que dirigem negócios próprios com conhecimentos sobre gestão fundamentais para a maximização de seus resultados. Em linha similar, foi lançado o programa “Programa 1.000 Empreendedores Sociais”, com o objetivo de proporcionar aos dirigentes de organizações da sociedade civil noções para que administrem suas entidades com maior eficiência.

Capacitação de cooperados e colaboradores

Por meio de parcerias com a Fundação Getúlio Vargas e o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/SP, o Instituto propiciou capacitação a centenas de cooperados e colaboradores da Credicitrus, com os programas de MBA e pós-graduação.

Game inovador

O Instituto apoiou o desenvolvimento e o lançamento do CredicitrusPlay, um jogo interativo desenvolvido em parceria com a InvestPlay, que proporciona educação financeira de um jeito simples e divertido. 

Compartilhamento de experiências

Na live “A Arte de se Reinventar”, o cooperado Léo Chaves relatou histórias pessoais e abordou os pontos que considera essenciais para redirecionar a carreira profissional ou a própria vida em momentos de mudança como o atual.

Combate à fome

Para enfrentar um dos efeitos mais devastadores da pandemia da Covid-19, o Instituto criou a Campanha “Cooperação Contra a Fome”, destinando até o início de agosto mais de 2.800 cestas básicas a famílias que perderam renda. A campanha prossegue, arrecadando doações de cooperados e da comunidade.

“Ferramentas para o Futuro do Agro”

Esse é o título do livro organizado pelo cooperado e professor Marcos Fava Neves, da FGV e da USP, reunindo vários autores. Sua produção e distribuição gratuita em formato virtual foram patrocinadas pelo Instituto. A obra mostra como o Brasil conquistou o posto de uma das agriculturas mais sustentáveis do mundo e recomenda caminhos para que prossiga em evolução.

Música e cultura – Em defesa da preservação do patrimônio histórico brasileiro, o Instituto apoiou a restauração da sede da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, incluindo a criação de uma seção especial para acolher seu arquivo histórico. Adicionalmente, patrocinou a realização de dois concertos especiais, transmitidos pelas redes sociais da Cooperativa, um no Dia das Mães, outro em comemoração ao Dia do Cooperativismo. E, para celebrar seu segundo aniversário, programou o evento “Juntos pelo Amanhã”, com show do grupo Roupa Nova, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no Youtube no dia 28 de agosto, sábado, às 20h30.

Avaliando esse conjunto de ações, o vice-presidente do Instituto Credicitrus, Walmir Fernandes Segatto, finalizou:

“Sozinhos, pouco podemos fazer. Mas, juntos, é possível mudar histórias de vida. Cada um tem um papel importante nessa transformação. Todas essas ações do Instituto são a prova de que, por meio do cooperativismo e de boas parcerias, é possível criar uma sociedade cada vez mais justa”

%d blogueiros gostam disto: