9 janeiro, 2023

Museu Casa de Portinari ganha galeria multimídia com todas as obras do artista

Com acesso gratuito, a iniciativa cria um novo circuito dentro do Museu Casa de Portinari que, além de projetar mais de 5.300 obras catalogadas, ainda vai trazer informações sobre as diversas fases da história do artista. Ação tem um investimento de R$ 250 mil do Estado.

Candido Portinari foi um dos maiores pintores brasileiros. Nascido numa fazenda próxima ao povoado de Brodowski no ano de 1903, manifestou desde pequeno suas inspirações artísticas, começando a pintar com apenas 9 anos de idade e alcançando, com o passar dos anos, fama mundial.

“Uma pintura que não fala ao coração não é arte, porque só ele a entende. Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte.”

Ciente do poder transformador de vidas da arte, Portinari acreditava que a pintura deveria dialogar diretamente com o coração. Assim, tinha grande preocupação em retratar o Brasil e sua história, seu povo, sua cultura e também suas dores.

Museu Casa de Portinari

Situado em Brodowski, na antiga residência de Portinari, a instituição cultiva a memória do pintor, perpetuando seu legado a todas as gerações.

No museu é possível apreciar várias de suas obras, além de visitar os cômodos da casa e conferir os objetos de uso pessoal e móveis do artista.

Catálogo Raisonné – Uma experiência multimídia

Muitas das obras de Portinari estão espalhadas por coleções pessoais e outras instituições. Assim, de modo a permitir o acesso ao conjunto de obras do artista, o Instituto Credicitrus apoiou a viabilização da Galeria Multimídia com o completo catálogo Raisonné, um inventário com mais de 5 mil obras, reunindo todas as suas criações! Além do patrocínio do Instituto Credicitrus, a iniciativa contou com investimento de R$ 250 mil do Estado de São Paulo e o apoio do Projeto Portinari.

A Galeria Multimídia trouxe um novo percurso dentro do museu, que começa na sala onde foram instalados quatro projetores de alta resolução. Os equipamentos vão exibir, permanentemente e em ordem cronológica, nas paredes, as mais de 5.300 criações de Candido Portinari registradas no catálogo Raisonné, publicação que traz o conjunto da obra do artista cuja fase produtiva foi de 1914 à 1962, quando ele morreu intoxicado pelas próprias tintas. Ação também celebra o aniversário do artista que, se estivesse vivo, completaria 119 anos em 29 de dezembro.

A segunda etapa do percurso é o ambiente onde foi instalado um totem interativo que exibe uma coletânea com cerca de 200 obras emblemáticas de Portinari, entre elas, as das séries “Músicos e Casamentos”, “Chorinho”, “Frevo”, “Paisagens de Brodowski”, “Jogos Infantis”, “Circo”, “Trabalho no Campo”, “Jangadas e Pescadores”, “Tipos Étnicos”, “Cangaceiros”, “Fauna e Flora”, “Descobrimento”, “Ciclos Econômicos”, “Arte Sacra” e “Retirantes”, além de obras únicas do pintor como a conhecida “Tiradentes”.

O circuito termina na sala de painéis interativos que mostram a linha do tempo da vida e obra de Candido Portinari, espaço que já existia no museu, mas que passa a integrar a Galeria Multimídia. Nesse ambiente também há jogos interativos que ensinam e testam a memória do visitante.

“A nova Galeria Multimídia do Museu Casa de Portinari permite, pela primeira vez, que o público da instituição acesse todas as obras criadas pelo genial pintor brasileiro ao longo de sua trajetória”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Trata-se de uma vasta e completa introdução a todas as fases de Portinari, que pode ser vista em projeção contínua ou dividida em períodos, por meio de terminais interativos. É possível assim ir além do acervo físico do museu, o que torna a visita ainda mais instigante”.

Segundo Angélica Fabbri, museóloga e diretora-executiva da ACAM Portinari, muitas das obras marcantes, que retratam as várias fases de Portinari, foram produzidas em Brodowski onde o artista nasceu, viveu sua infância e parte da adolescência. “Era em sua terra natal que Portinari passava grandes temporadas em busca de descanso e inspiração. A casa da família, hoje museu, simboliza o amor e o grande vínculo que Candinho mantinha com Brodowski, tão presente em suas criações. Por meio da tecnologia e da inovação, expandimos nosso projeto museológico e criamos uma nova experiência para o público”, explica.

Apoio à cultura

De acordo com Gledson Viana, gerente do Instituto Credicitrus, apoiar a cultura é um dos pilares da organização. “Acreditamos que a cultura é uma importante alavanca de desenvolvimento humano, uma vez que produz conhecimento, estimula o pensamento crítico, a criatividade e valoriza o talento. O propósito do Instituto Credicitrus é criar oportunidades, transformar vidas. Nesse contexto, é motivo de grande orgulho podermos investir na ativação da Galeria Multimídia pela qual vamos ajudar a proporcionar à comunidade a oportunidade de ver e conhecer a obra completa de Candido Portinari, esse artista genial da nossa região, de São Paulo, do Brasil e do mundo”, diz.

No dia 22 de dezembro, participamos da solenidade de inauguração da sala multimídia do museu e nós, do Instituto Credicitrus, ficamos felizes por apoiar a cultura e fazer parte dessa iniciativa.

Visite o museu!

Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).

Horário de atendimento:
De terça-feira a domingo, das 9h às 18h;
Às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.

Entrada gratuita!

Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari estão disponíveis nas mídias sociais da instituição: @museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br.

%d