Camerata Jovem Beethoven – A música transforma!
Desenvolvimento cerebral, motor e social, melhora na autoestima, conhecimento de variadas culturas e maior expressividade de emoções são alguns dos benefícios de se aprender e praticar música. É claro que estes aspectos são por demais científicos e acadêmicos, e a música, como uma arte, tem também suas subjetividades: pode nos fazer recordar pessoas, momentos, épocas de nossas vidas e até mesmo filmes, evocando sentimentos diferentes em cada um.
Ciente da importância dessa arte na vida das pessoas, a Associação Artística e Cultural do Interior Paulista – AACIP oferece prática e ensino musical coletivos para cerca de 1000 crianças e adolescentes, tanto na própria instituição, quanto em escolas de ensino regular, tendo em vista a transformação social e a excelência artística.

A AACIP é conhecida comumente como Camerata Jovem Beethoven, em homenagem ao icônico compositor alemão do período de transição entre o classicismo e o romantismo, grande referência até os dias atuais por sua genialidade, criatividade e liberdade artística.
Situada em São José do Rio Preto (SP), a ONG oferece aulas de violoncelo, violão, violino, bateria, percussão, desenho e pintura, além da formação de orquestra com os estudantes de nível avançado, estimulando o fazer artístico e trazendo mais beleza, sensação de pertencimento e de ser ouvido para as crianças e os jovens.

O dueto com o Instituto Credicitrus
Para realizar as apresentações, um momento importantíssimo para os estudantes não só para o fazer musical, mas para a vida, a Camerata, dentre outros custos, tinha de arcar com o aluguel de uma tenda para proteção dos músicos e dos instrumentos das ações climáticas.
Assim, a parceria com o Instituto Credicitrus envolveu, através do PIS – Programa de Investimento Social, uma contribuição para que a Associação adquirisse uma tenda, gerando uma economia de R$ 3.000,00 por apresentação que seriam gastos com o aluguel da estrutura!

Além disso, a cobertura funciona como uma alternativa para geração de renda, pois pode ser alugada para outras apresentações e exposições.
Estivemos na ONG para um café no dia 30 de novembro, onde pudemos conferir o impacto das nossas ações e, claro, aproveitar para apreciar algumas músicas!

“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.”
– Ludwig van Beethoven