10 outubro, 2022

Projetos sociais são responsáveis por economia de energia e aumento na receita

A Casa das Mangueiras, de Ribeirão Preto, é reconhecida por ser um espaço de convivência e aprendizado para crianças e adolescentes, e recentemente, também passou a desenvolver projetos voltados para os familiares dos atendidos e comunidade.

As crianças têm à disposição 11 oficinas nas áreas de pedagogia, cultura, esporte e arte com sala multiuso, quadra poliesportiva, galpão de atividades, espaço de lazer externo com teatro de arena, parque e refeitório, onde são oferecidas quatro refeições diárias.

Os jovens participam do Programa de Formação para o Jovem Aprendiz. Os familiares e a comunidade fazem parte do projeto de empreendedorismo feminino, além do engajamento dos pais das crianças e adolescentes nos projetos de fortalecimento de vínculo, que inclui psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras.

Em setembro, a equipe do Instituto Credicitrus esteve na Casa das Mangueiras para acompanhar de perto as atividades e os projetos apoiados: a Usina Fotovoltaica e o Brechó Solidário e é nítido o contentamento da direção com os resultados dos projetos.

A instituição tem 100% da energia gerada por placas fotovoltaicas, gerando assim, de janeiro a setembro/2022 a economia na conta de energia de R$ 5 mil/mês.

 A Casa das Mangueiras também reestruturou seu brechó, que oferece de roupas a móveis a preços acessíveis. O seu funcionamento, a curto prazo, trouxe uma receita de R$ 10 mil/mês, contribuindo assim com aproximadamente 20% do custo mensal da instituição. O impacto financeiro foi de imediato, resultando na contratação de dois funcionários e na ampliação do atendimento.

Uma das pessoas impactadas pela Casa das Mangueiras, a Adriana, descobriu a existência da instituição por acaso, em um momento difícil de sua vida, e comenta que “daquele dia para cá, a Casa tem sido um refúgio” para ela todos os dias. Mãe atípica, sentiu de imediato uma sensação de pertencimento e aceitação por parte da instituição para com ela e seu filho, que finalmente encontrou uma oportunidade de acolhimento profissional. Desde 2020, Adriana integra a equipe da Casa e ainda implantou o Valor de Mãe, projeto que reúne semanalmente mães atípicas ou em busca de apoio emocional, para criação de peças de crochê (que são vendidas no próprio brechó), contando ainda com roda de conversa e suporte psicológico. “As pessoas que querem fazer a diferença, elas fazem”, conclui.

Esses resultados nos enchem de orgulho e seguem ao encontro de nosso objetivo, que é estimular as instituições a serem cada vez mais criativas, com foco na geração de renda e na sustentabilidade!

%d blogueiros gostam disto: