9 dezembro, 2022

Patronato São Francisco de Assis

São Francisco de Assis é conhecido, entre outros aspectos, pelo grande sentimento de generosidade que sentiu em sua adolescência, canalizado em doações e atitudes que ajudavam as pessoas à sua volta.

E foi com este sentimento que nasceu, em 1956, a instituição atualmente conhecida como Patronato São Francisco de Assis, em Garça-SP.

Inicialmente, a instituição acolhia 12 meninos e, com o passar do tempo, foi conseguindo mais voluntários e ampliando suas instalações, bem como investindo em novos projetos e iniciativas sociais, funcionando hoje como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Em 2022 foram 165 atendidos em faixa etária abrangente de 6 meses até 14 anos, e, através de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação, o Patronato assegura condições favoráveis para uma aprendizagem de qualidade que desenvolva as potencialidades de cada um.

Por meio de interações e brincadeiras, é garantido aos pequenos do berçário I, berçário II e maternal o direito de brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

E aproveitando toda a estrutura com salas e espaços especiais para a realização das atividades, a instituição realiza projetos em vertentes variadas para os maiores entre 6 a 14 anos, como artesanato, atividade física recreativa lúdica, dança, música e ainda oferece atendimento psicológico e ações relacionadas à saúde.

Da parceria com o Instituto Credicitrus

A parceria com o Instituto Credicitrus já é de longa data e, desde 2013, viabilizou salas de informática onde hoje são oferecidas aulas para a comunidade no período noturno, horta, biblioteca, brinquedoteca e projeto de usina fotovoltaica, que trouxe uma economia de 47% nos custos com energia elétrica.

Com foco em reduzir ainda mais os custos com eletricidade, o Patronato foi contemplado uma segunda vez com a instalação de placas fotovoltaicas, o que, nos últimos 5 meses trouxe uma economia de aproximadamente R$ 3.500,00.

“O impacto é muito positivo! Ainda bem que temos parceiros como o Instituto Credicitrus, que desenvolvem esse tipo de trabalho. Quem trabalha em instituições sabe o quanto é difícil angariar recursos para melhorias. Temos que parabenizar o Instituto Credicitrus pelo que representa para as entidades que estão atendendo”, afirma Ricardo Alexandre Conessa, presidente da organização.

%d blogueiros gostam disto: