11 novembro, 2021

Histórias para quem gosta de contar – YouGreen: A força do cooperativismo

Era madrugada quando tomei o ônibus em Ribeirão Preto com destino a São Paulo. Meu destino final, a Estação Cidade Jardim e lá me encontrar com um cara chamado Roger Koepll e conhecer a Yougreen, uma recém-nascida (ainda na incubadora) Cooperativa de Reciclagem.

A metrópole São Paulo é um sonho. Sonho de conquistas, de consumo, de esperança de modernidade e diversidade. Para a YouGreen, São Paulo é uma realidade, não somente por ter sido um sonho, mas antes, um projeto de vida e de mundo sustentável.

O primeiro rosto da YouGreen foi o de Roger Koepll, mas com o compartilhamento dessa ideia vieram outros: Sebastião, Antônio, Bernardo, Érika, Dimbumba… Hoje a YouGreen é um conjunto de pessoas, que por convicção ou por necessidade apostaram tudo no cooperativismo como força transformadora.

A força da YouGreen não está no que ela faz, mas no que ela é: uma cooperativa. Lá, como em outras organizações do sistema cooperativista, há a crença que o que podemos fazer juntos é muito maior do que tentar sozinhos.

Não há dúvida que o sistema cooperativista é uma proposta bem-sucedida, mas é quase uma novidade que uma cooperativa de reciclagem possa ser social e economicamente viável sem estabelecer vínculos de dependências com agentes externos como o poder público ou empresarial.

Tive a honra e a oportunidade de assistir a YouGreen nascer. De uma pequena porta na Vila Ede na Zona Norte de São Paulo, para as grandes portas do condomínio de empresas na Rua do Curtume na Lapa. Não é uma trajetória que pode ser resumida em troca de portas, mas de muito trabalho, persistência, resiliência e algumas parcerias que teimosamente acreditaram no otimismo obsessivo de Roger Koepll.

Vejo na YouGreen a força uma convicção, uma demonstração da veracidade do planejamento e de uma boa gestão, do empreendedorismo inclusivo e justo e na crença de um mundo limpo e sustentável.

“Tudo que a memória amou já ficou eterno” – A. Prado

%d blogueiros gostam disto: