3 agosto, 2020

4 livros de autoconhecimento para sair da sua zona de conforto

Nossa zona de conforto pode até ser aconchegante, mas não nos leva a lugar nenhum! E, vamos combinar: sair do lugar comum e adquirir um novo conhecimento, começar um novo projeto, iniciar um novo hábito, é gratificante, nos faz crescer.

Pensando nisso, selecionamos 4 dicas de leitura que, além de elevar o seu nível de conhecimento, vão convidar você a dar um mergulho em si mesmo, rumo ao autoconhecimento, longe da sua atual zona de conforto. E sim, os livros têm esse poder!

Estudos apontam que, durante a leitura, o nosso cérebro se movimenta para reorganizar e conectar as ideias. Ao ler, também nos tornamos mais empáticos, repensamos alguns valores e expandimos nossos horizontes.

Então, você está pronto para começar uma leitura que pode transformar sua vida? Se acomode em um lugar calmo, separe um caderno e uma caneta, se quiser (depois você vai entender o porquê), e embarque nessa jornada através do seu exemplar físico ou digital.

Confira as leituras que selecionamos: 

O Poder do Hábito

O nosso dia a dia é composto por comportamentos bem definidos, os hábitos. Mas, nem sempre eles são funcionais, muitas vezes precisamos muda-los, e isso nunca é fácil. Em O Poder do Hábito, o autor Charles Duhigg mostra vários exemplos de como pessoas deixaram ou adquiriram hábitos que transformaram suas vidas, direcionando-os para o sucesso pessoal e profissional. 

Por que fazemos o que fazemos

Do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, o livro destaca, em 20 capítulos, a importância de ter uma vida com propósitos, de manter a motivação em tempos difíceis, e como os valores e a lealdade podem fazer toda a diferença na sua vida.

Mindset

Em Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, a psicóloga da Universidade de Stanford, Carol Dweck explica como uma ideia simples pode ser crucial para criar uma mentalidade de crescimento, visando a motivação e a produtividade para alcançar mais resultados no mundo dos negócios, da educação e do esporte. 

E se estivermos errados?

Para finalizar essa lista, um livro que nos induz a questionamentos profundos. Nesta obra, o autor best-seller do New York Times, Chuck Klosterman, faz indagações que, embora simples, podem abrir a nossa mente. E se estivermos errados sobre tudo o que acreditamos, vivemos e fazemos? Com certeza, é um excelente exercício para sairmos do lugar comum. 

Para finalizar, selecionamos algumas técnicas para melhorar a sua experiência de leitura:

Leia dois livros de temas diferentes ao mesmo tempo

Um romance e um livro mais técnico, um de poesia e um mais filosófico. Fica a seu critério. O importante é desafiar a mente a conciliar as duas leituras, otimizando os aprendizados.

Tenha uma rotina de leitura

Estabelecer um momento do seu dia para ler pode ser um hábito transformador. Escolha um horário que você possa se concentrar, um ambiente tranquilo e com a iluminação adequada. Além disso, estabeleça uma meta diária de páginas ou capítulos que você vai ler por vez.

Faça anotações 

Lembra do caderno e da caneta que sugerimos no início desse texto? Use-os para anotar passagens do livro e reflexões suas durante a leitura. Assim, você fixa melhor os conhecimentos que adquiriu enquanto estava lendo. 

Agora é só colocar as dicas em prática e escolher a obra para te acompanhar nessa trajetória de autoconhecimento. Quais outros livros você incluiria nessa lista? Conte para a gente no Facebook e no Instagram do Instituto Credicitrus.

%d blogueiros gostam disto: